sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Psicopedagoga fala sobre os jovens e a religião

http://www.agencia.ecclesia.pt/ecclesiaout/combonianas/images/jovens.gif


Nem todo jovem gosta de bebida, de festas. Alguns jovens buscam na religião apoio, um complemento para a sua vida. Católica, Evangélica e até mesmo no Candomblé o número de jovens é bastante significativo.


Em entrevista a Carolina Soledade, a psicopedagoga Isa Carvalho
falou sobre a relação dos jovens com a religião


Carolina Soledade: Quais são os fatores que influenciam o jovem na escolha da religião?

Isa Carvalho: Hoje em dia toda escolha do jovem está muito vinculada a mídia, ao que a mídia e a sociedade expõe para ele. Toda mídia e toda sociedade permeada pela superficialidade e pelas aparências influencia muito nas escolhas dos jovens. A mídia e a sua forma manipuladora têm grande influência no comportamento dos jovens.

Carolina Soledade: A religião é um fator que equilibra o comportamento exagerado dos jovens?

Isa Carvalho: Muitas vezes a religião funciona como freio, alguns jovens que procuram a religião como fator primordial na sua formação de alguma forma dar um freio, uma vez que há regras e toda aquela questão do que pode e o que não se pode fazer.

Carolina Soledade: Você acredita que a religião pode levar à idolatria?

Isa Carvalho: Acredito sim. Porque depende do objeto que você procura religião. Qualquer situação que você procure o exagero com o objetivo de se livrar de algo para ser salvo, digamos assim, você fica tão preso há uma única situação que você termina não tendo nem articulação nem reflexão acerca do que voc está fazendo. Na medida em que você está na religião e acredita no que ela prega, em sua filosofia tem que haver uma reflexão para que isso seja disseminado de uma forma fértil para a população.
Quando você fica depende, você fica preso como se você precisasse daquilo para se reafirmar o tempo todo. Não é saudável, mas acontece. Isso faz com que você veja esses valores de formas equivocada.
O ideal é que você vá para igreja porque se identifica, faça disso algo para tornar o mundo melhor, seja qual for a religião.