quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O SBT Brasil e suas questões de interesse público

Fonte: http://osbt.files.wordpress.com/2007/04/ft0carlos_cynthia.jpg


Recentemente o SBT Brasil, telejornal apresentado por Carlos Nascimento e Cíntia Benini, lançou uma pergunta, no quadro em que dez telespectadores ligam e dão sua opinião acerca de um tema pré-determinado pela emissora, sobre a pena de morte. Você é a favor ou contra a pena de morte? Não sei o que é mais patético: as caras insossas dos dois apresentadores, as questões trazidas pelo jornal ou as opiniões dos participantes.
Cada pessoa, claro, tem direito a dar suas opiniões, o que não dar para entender é, qual é o objetivo do telejornal em promover "discussões" como esta. Será que esses jornalistas realmente acreditam que a opinião de dez participantes (na maioria das vezes cariocas e paulistas) é suficiente para mapear toda a sociedade brasileira? Ou será que esses jornalistas são espertos o suficiente para fazer com que as pessoas acreditem nisso? Será, também, que essas pessoas não percebem o jogo de interesse que há em perguntas tendenciosas como estas? As vezes me iludo achando que existem seres humanos ingênuos o suficiente para tal questão, mas diante das respostas absurdas à perguntas objetivas como essa me fazem desacreditar na ingenuidade dessas pessoas que gastam seu dinheiro para pagar o custo de uma ligação para o SBT, como se Sílvio Santos precisasse disto para ser considerado um dos homens mais ricos do Brasil.
Não estou dizendo que questões como essa não são importantes, apesar de achar o cúmulo uma discussão sobre pena de morte, mas o que fico questionando é sobre o intuito desse jornal, será que os jornalistas estão querendo fazer do SBT Brasil um telejornal interativo? Acredito que não, afinal apesar de haver uma interação com o público, esse jornal enquanto estiver nesse formato não conseguirá ser interativo, para isso, os participantes devem ter liberdade suficiente para alterar os conteúdos, isso não acontecerá nunca!


Nenhum comentário: