sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Telefonia celular lidera ranking de reclamações no Procon

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O telefone celular e o convencional estão liderando o ranking de reclamações no Procon. A Siemens, alvo de 726 reclamações entre janeiro e agosto deste ano, de acordo com o Jornal Atarde, está no topo da lista de fornecedores de produtos e serviços com maior número de queixas registradas na Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon/Ba.
Falta de peça de reposição, produto entregue com defeito, garantia (cobertura, abrangência), cobrança indevida, demora na entrega do produto são apontados pelos consumidores como alguns motivos que fazem da empresa a líder em reclamações no estado. Na segunda colocação, aparece a Nokia do Brasil, com 365 registros, e, em quarto lugar, a Gradiente Eletrônica, com 324.
De acordo com o artigo 44, o Código de Defesa do Consumidor exige dos Procons a manutenção de cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, indicando se a reclamação foi ou não atendida, e a sua divulgação é respaldada pelo órgão.
A secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Marília Muricy, declarou na coletiva para a imprensa organizada pelo Procon dia 10 de setembro que o cidadão tem como se proteger dos fornecedores ruins, fazendo um cadastro de reclamações junto ao Procon.
Além das empresas de aparelhos, as operadores de telefonia móvel também são alvos de inúmeras reclamações e o Ministério Público está entrando com liminar contra as empresas que estão cobrando serviços não solicitados pelos consumidores.
Alguns cuidados devem ser tomados para que o cidadão não seja prejudicado por essas empresas.




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